
Fontes: Pensador Coco Chanel
Fontes: Pensador Coco Chanel
De acordo com Miriam Tolpolar, sócia da marca “Eu não sou de Plástico”, atualmente, artistas, designers, estilistas e grandes magazines produzem modelos criativos e acessíveis de eco bolsas, fazendo com que se estabeleça outro tipo de consumo das ecobags. “Algumas têm o design tão bonito, que são compradas não para as compras, mas para passear, ir à praia, faculdade”, conta.
Ela diz ainda que a linha “Eu não sou de Plástico”, lançada no final de 2007, alia arte a utilitários sustentáveis. “Nossas eco bolsas são confeccionadas com lonita crua, 100% algodão. As imagens são criadas a partir de nossas litografias e estampadas com serigrafia. Em algumas bolsas foi utilizada a lona pet, uma lona feita a partir da reciclagem de garrafas pet”, explica.
Segundo Delcio Junior, gerente nacional de vendas de uma confecção, as ecobags deixaram de ser básicas como eram no início, quando só continham o nome da loja ou supermercado. Ele acredita que as empresas estão muito criativas neste sentido, já que muitos modelos são feitos com estampas ou algum atrativo que chamam a atenção do consumidor. De acordo com ele, exemplo disso é um modelo que a empresa na qual trabalha está trabalhando. “A ecobag possui um bolso interno onde é possível embutir a sacola maior dentro deste bolso, transformando em uma "embalagem" da própria sacola”, explica.
Sacolas ecológicas são objetos de campanhas e colecionadoras
O Brasil produz 210 mil toneladas anuais de sacolas plásticas, ou quase 10% de todo o lixo encontrado no país. Para chamar atenção para o problema, campanhas e leis têm sido lançadas, visando a estimular o uso das ecobags, e buscando reduzir o consumo das sacolas plásticas que demoram, segundo dados da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), em média, 100 anos para se decompor.
A Secretaria estadual do Meio Ambiente do Rio de Janeiro quer reduzir, até o fim do ano, em 30% o volume de sacolas plásticas utilizadas nos supermercados. Fiscalizações têm sido feitas com regularidades para fazer cumprir a lei, que entrou em vigor no dia 16 de julho, e prevê a troca das sacolas plásticas por outras reutilizáveis. As empresas que não cumprirem a lei, e não derem alternativas aos clientes, passam a ser multadas em até R$ 30 mil.
As ecobags estão virando um ícone de quem se preocupa com o meio ambiente, já que resolve o transporte dos produtos e dá um sentido de comprometimento com o planeta. Para Thais Fontes, da Oficina da Folha – Sacolas Ecológicas, o uso das ecobags é, além de um posicionamento ecológico, parte do seu dia a dia. “Em casa, eu e meu namorado temos quarenta e duas unidades.
Tipos de dieta vegetariana
Ovolactovegetariana – não utiliza carne, mas aceita ovos e laticínios. Opção da maioria dos vegetarianos.
Lactovegetariana – consomem laticínios;
Ovovegetariana – não utiliza carne, leite nem laticínios, mas aceita ovos.
Oie gurias... Tudo bem com vocês?