sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Hoje é Dia do PROFESSOR

Hoje comemoramos o Dia do Professor, esse ser super atencioso, curioso por conhecimento, aberto a novidades (na maioria das vezes), mas pouco valorizado!
Se já não bastasse ter uma sala para ensinar, eles ganham baixos salários, desanimo e até depressão (alguns casos de professores de Ensino Médio que conheço)!
Esse é um dia para lembrar dos nossos professores, agradece-los pelo ensinamento, entre várias lições de vida!

Mas, de onde vem o Dia do professor?
Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como “Caetaninho”. O longo período letivo do segundo semestre ia de 01 de junho a 15 de dezembro, com apenas 10 dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a idéia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.

O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. Com os professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a idéia estava lançada, para depois crescer e implantar-se por todo o Brasil. A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".
"O professor é aquele que faz brotar duas idéias onde antes só havia uma"
(Elbert Hubbard)

Vocês lembram de seus professores?
Bom, eu como filha de professor universitário de Geografia, sempre tive afinidade com a carreira acadêmica, e se Deus quiser e eu tbm (hehehe) pretende ser uma professora universitária tbm, assim como meu pai, e passar num concurso, depois de fazer um Mestrado e um Doutorado!Peraí, vamos falar um pouquinho dos professores que fizeram parte da nossa caminhada, eu lembro bem da minha 1º professora, Tia Eliana, e vocês?Mas, a professora que eu + lembro, e que realmente, tudo que ela disse me serviu mto na vida foi a professora Maria Amélia, a Amelinha, de Fisica no Ensino Médio, em Rondonopólis (MT), no Colégio 13 de Junho.
Ela dizia, "Um dia vocês vão entrar na faculdade, e só assim vão perceber quem realmente vocês são! Você vai ser a CDF da turma, a saidinha, a baderneira e conversadeira, a que fica ali só para assimilar informação e a que só quer aprender!

"E para que serve a Fisica que vc passa, professora? (a gente perguntava)
Ela: "Apenas para quem vai fazer um curso na area de Exatas, porque se vocês vão fazer algo em Humanas, esquecem, essa Fisica não serve de nada para vocês!"Verdades sejam ditas, eu nunca mais usei Fisica na vida, depois que entrei p/ Jornalismo, palavras sabias a da prof Amelinha!
hauhauhuahuahuhuahuaFontes: Portal da Familia e Getty Images

Bjinhus

Caty

7 comentários:

  1. Legal saber a história. Que seus sonhos se realizem.
    Tenha um ótimo fim de semana.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia essa história, super legal!
    Beijos, Gabi

    ResponderExcluir
  3. Legal a história!
    E a Física.. incrível como a esmagadora maioria detesta Física mais que qualquer outra matéria, né?? rsrsrs
    Eu gosto :x
    Mas eu não sou nerd!! hahaha xD

    Beijos!

    Tha

    http://unhascores.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. é uma profissão tão legal e importante né? pena que nesse país, osp rofessores não são valorizaos como deveriam!! é uma pena!!!
    beijão e feliz dia dos professores para o seu pai!!
    www.sermulhereomaximo.com.br

    ResponderExcluir
  5. Eu lembro de poucas professoras(es) mas a maior professora que tenho é minha mãe (professora já aposentada) mas que tem me ensinado lições valiosas.
    Bom fim de semana,
    bjus,
    Nadia.

    ResponderExcluir
  6. Muito legal o post sobre o dia do professor!!!

    Flor, tomei a liberdade de linkar o seu blog lá no meu, pois achei o seu bem interessante.

    E quanto a Tresemmé, eu acho que estou usando todos os produtos possiveis (risos) são muito bons, e não absurdamente caros.

    =D
    http://outletdamah.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. dia do professor e aniversário do meu namorado que é professor de educação física pode??? adorei o post

    ResponderExcluir

Bom, meninas agora é a hora de comentar, criticar, colaborar com o post ou o blog. Então, está aberto, comentem!



Bejinhus