segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Matéria sobre Ecobags

Oi meninas...
Semana passada a jornalista Maria Emilia Salles, do Jornal O Estado do RJ entrou em contato comigo e pediu para eu dar um depoimento sobre as ecobags para uma matéria para o site, então, segue abaixo:

Ecobags viram acessório para compor visual fashion

Sacolas plásticas deixam de ser usadas basicamente para compras e ganham mercado com modelos criativos para todas ocasiões

As ecobags estão em alta. Em uma época em que muitas ações estão voltadas para sustentabilidade, elas se tornaram um símbolo de conscientização. Criadas com a intenção de substituir as sacolas plásticas de supermercado, as bolsas ecológicas já podem ser vistas em diversos tamanhos e estilos, com opções para todos os bolsos, usadas em diversas ocasiões, seja para ir ao mercado, livraria ou praia.

A onda das Ecobags começou com a design inglesa Anya Hindmarch, que lançou, em 2007, uma bolsa com a seguinte frase “I’m not a plastic bag” (Eu não sou uma sacola plástica), e que depois conquistou celebridades e virou item de moda. No início, a bolsa era vendida por cinco libras em supermercados londrinos e logo depois que a moda pegou, subiu pra 250 libras em sites de moda. Hoje, muitos estilistas tornaram-se adeptos do movimento, que logo, tornou-se uma tendência.

De acordo com Miriam Tolpolar, sócia da marca “Eu não sou de Plástico”, atualmente, artistas, designers, estilistas e grandes magazines produzem modelos criativos e acessíveis de eco bolsas, fazendo com que se estabeleça outro tipo de consumo das ecobags. “Algumas têm o design tão bonito, que são compradas não para as compras, mas para passear, ir à praia, faculdade”, conta.

Ela diz ainda que a linha “Eu não sou de Plástico”, lançada no final de 2007, alia arte a utilitários sustentáveis. “Nossas eco bolsas são confeccionadas com lonita crua, 100% algodão. As imagens são criadas a partir de nossas litografias e estampadas com serigrafia. Em algumas bolsas foi utilizada a lona pet, uma lona feita a partir da reciclagem de garrafas pet”, explica.

Segundo Delcio Junior, gerente nacional de vendas de uma confecção, as ecobags deixaram de ser básicas como eram no início, quando só continham o nome da loja ou supermercado. Ele acredita que as empresas estão muito criativas neste sentido, já que muitos modelos são feitos com estampas ou algum atrativo que chamam a atenção do consumidor. De acordo com ele, exemplo disso é um modelo que a empresa na qual trabalha está trabalhando. “A ecobag possui um bolso interno onde é possível embutir a sacola maior dentro deste bolso, transformando em uma "embalagem" da própria sacola”, explica.

Sacolas ecológicas são objetos de campanhas e colecionadoras

O Brasil produz 210 mil toneladas anuais de sacolas plásticas, ou quase 10% de todo o lixo encontrado no país. Para chamar atenção para o problema, campanhas e leis têm sido lançadas, visando a estimular o uso das ecobags, e buscando reduzir o consumo das sacolas plásticas que demoram, segundo dados da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), em média, 100 anos para se decompor.

O Ministério do Meio Ambiente promoveu no último dia 15, o Dia do Consumidor Consciente, com a campanha “Saco é um Saco”, perguntando às pessoas “Onde está a sua ecobag?”. No ano passado, a campanha lançou “Um dia sem Sacolas Plásticas”. O Ministério do Meio Ambiente informou em nota que, em um ano de campanha, foi possível evitar o consumo de cerca de 1 bilhão de sacolas plásticas.

A Secretaria estadual do Meio Ambiente do Rio de Janeiro quer reduzir, até o fim do ano, em 30% o volume de sacolas plásticas utilizadas nos supermercados. Fiscalizações têm sido feitas com regularidades para fazer cumprir a lei, que entrou em vigor no dia 16 de julho, e prevê a troca das sacolas plásticas por outras reutilizáveis. As empresas que não cumprirem a lei, e não derem alternativas aos clientes, passam a ser multadas em até R$ 30 mil.

As ecobags estão virando um ícone de quem se preocupa com o meio ambiente, já que resolve o transporte dos produtos e dá um sentido de comprometimento com o planeta. Para Thais Fontes, da Oficina da Folha – Sacolas Ecológicas, o uso das ecobags é, além de um posicionamento ecológico, parte do seu dia a dia. “Em casa, eu e meu namorado temos quarenta e duas unidades.

Algumas usamos para o dia a dia, fazer compras, levar coisas para nossa casinha no mato. Outras, eu uso como acessório para sair, ir ao cinema, ou quando vou ao Rio ver minha mãe”, conta.
A estudante de jornalismo, Catarine Sturza, de Campo Grande (MS), também utiliza ecobags para tudo. “Ao contrário do que algumas pessoas pensam, as sacolas ecológicas combinam sim com todos os estilos, ou roupas e sapatos. Eu tenho várias, brancas (tradicionais), aquelas ´ganhadas´ (de Congresso e eventos), e de tudo quanto é cor”, revela. Catarine lembra que não basta usar uma ecobag e não ajudar na reciclagem, jogar lixo no chão. “É preciso ter consciência de que não é só moda, beleza e estilo, é querer fazer uma moda verde e ambientalmente responsável”, conclui.

Acesso a matéria no Link

UMA ÓTIMA SEMANA A TODAS!


Bjinhus
Caty

6 comentários:

  1. Eu adoro ecobags. São práticas, ecologicamente corretas e algumas são super fashion!

    bjss

    ResponderExcluir
  2. é bem polêmica essa história de ecobag mesmo. Acho que todos deveriam utilizar. Mas assim, eu por exemplo reutilizo todas as sacolas plásticas como saquinho para a lixeira, e acredito que todo mundo faz isso. Não adianta muito deixar de levar a sacola e ter que investir no saco de lixo. O que vc recomenda?

    ResponderExcluir
  3. Tem umas muito fofas. A minha dobra e vira um pacotinho pequeno que sempre levo na bolsa comigo caso precise.
    Tenha uma ótima semana.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  4. Eu acho as ecobags lindas e super úteis.
    Beijos, Gabi

    ResponderExcluir
  5. N acredito q meu comentário n entrou! escrevi tanto, rs!!

    Ainda n uso as ecobags, mas tenho evitado o excesso de consumo, e vou passar sim a utilizar, pois é um assunto q me chama a atenção!!

    Acho inclusive, que as blogueiras desse nosso círculo podiam promover tb, um dia para n se usar o saco plástico,sou super a favor!

    Bjos!!

    ResponderExcluir
  6. Não só um post muito bem escrito, mas também muito importante! É necessário que haja uma boa divulgação dessas ações ecológicas, do consumo consciente, para que haja mobilização por parte das pessoas. Por isso, é ainda mais importante blogs e pessoas como você falarem disso. Realmente, está de parabéns, aliás, não só pelo post, mas pelo blog todo.

    Divulgamos seu post em nosso twitter, caso queira conferir: www.twitter.com/fujiro

    ResponderExcluir

Bom, meninas agora é a hora de comentar, criticar, colaborar com o post ou o blog. Então, está aberto, comentem!



Bejinhus