sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Vegetarianismo

Olá meninas....
Muitas pessoas são vegetarianas há decadas, secúlos, como o Platão, filósofo grego, mas essa modinha está fazendo a cabeça do pessoal... mas, essa dieta saudavel, também pode trazer prejuizos a saude!
Os vegetarianos “verdadeiros” ou puros são também conhecidos como veganos ou vegetarianos estritos, excluem da dieta todos os tipos de carne (boi, peixe, frutos do mar, porco, frango e aves em geral), bem como alimentos derivados. É baseado fundamentalmente no consumo de alimentos de origem vegetal, com ou sem o consumo de laticinios e/ou ovos.

Tipos de dieta vegetariana
Ovolactovegetariana – não utiliza carne, mas aceita ovos e laticínios. Opção da maioria dos vegetarianos.
Lactovegetariana – consomem laticínios;
Ovovegetariana – não utiliza carne, leite nem laticínios, mas aceita ovos.

De onde vem o "vegetarianismo"?
O vegetarianismo tem sua origem na tradição filosófica indiana, que chega ao Ocidente na doutrina pitagórica, ligada a noção de pureza e contaminação, não correspondendo com a visão de respeito aos animais.
O vegetarianismo ético, que visa o respeito pela vida animal teve origem na Antiguidade, sendo que ao longo da História da humanidade, inúmeros autores têm vindo a criticar e questionar consumo de carne com base nesse aspecto, por exemplo Voltaire, Albert Einstein, Benjamin Franklin, Rousseau, o filósofoThomas Edison e até Van Gogh.

Beneficios
Dietas vegetarianas normalmente são ricas em carboidratos, fibras, magnésio, potássio, folato , antioxidantes (como vitaminas C e E) e fitoquímicos, além de apresentarem baixa ingestão de gordura saturada e colesterol, fornecendo diversos benefícios nutricionais.

Malefícios
Por outro lado, dietas vegetarianas podem apresentar menor ingestão de vitamina B12, vitamina D, cálcio, selênio, iodo, ferro, zinco e proteínas, o que pode causar efeitos negativos sobre o organismo.

Alguns famosos vegetarianos
Alanis Morissette
Avril Lavigne
Paul McCartney
Brad Pit
Victoria Beckham
Pamela Anderson
Penelope Cruz
Orlando Bloom

Cassia KissRodrigo Santoro
Rita Lee
Fernanda Lima
Daniele Suzuki
Casé Peçanha

Dieta e as mulheres
Segundo especialistas, a dieta vegetariana, para as mulheres, especialmente quando cereais integrais são utilizados, aumenta significativamente a quantidade de fitoestrogênios ingeridos, que têm um discreto efeito de “reposição hormonal”. Além disso, o maior consumo de frutas, verduras e cereais integrais traz benefícios com relação à prevenção de doenças crônico-degenerativas, assim como defesa contra os radicais livres, que aceleram o envelhecimento.
Se a mulher consumir uma alimentação vegetariana equilibrada, ela terá mais vitalidade, além de maiores possibilidades de atingir ou manter o peso ideal.
Os profissionais especializados em alimentação vegetariana sugerem às mulheres que se informem sobre o assunto, procurando além de livros na área, cursos e oficinas que ensinam a preparar os pratos vegetarianos. Afinal, para mudar os hábitos é preciso conhecer novas opções alimentares. É necessário, também, manter em dia o acompanhamento médico, com check-up regular.
É importante enfatizar que vegetarianismo não tem necessariamente a ver com direitos animais, e que alguém pode ser vegetariano por qualquer outra razão. Algumas delas são: de saúde, ecológicas, éticas, econômicas e religiosas.

Fontes: Wikipédia, O Estado RJ e Getty Images

Bjinhus
Caty

13 comentários:

  1. Gostei de conhecer mais a história do vegetarianismo.. Bem legal!
    Beijos, Gabi

    ResponderExcluir
  2. Legal a história...
    Eu não sou muito "chegada" em carne vermelha, mas quando trata-se de churrasco... ou de frango... acho que não nasci pra ser vegetariana não, rs.
    Beijos e um ótimo dia.

    ResponderExcluir
  3. Ah, meninas...
    Esqueci de comentar: eu não sou vegetariana!
    Viu?!

    ResponderExcluir
  4. Adorei seu post, eu sou vegetariana desde criança, mas como peixe!!rss graças à deus, nunca fiquei doente nem tive anemia ou qualquer coisa parecida por ser vegetariana...
    beijão
    www.sermulhereomaximo.com.br

    ResponderExcluir
  5. Muito bom o post!!!
    Eu acho que não conseguiria ser vegetariana... Amo uma carninha...
    Bjs, Tatty

    http://suspirofashion.blogspot.com/

    Já está participando do Sorteio no Suspiro? Corre lá!

    ResponderExcluir
  6. Já tentei ser vegetariana.. mas,sou totalmente carnívora..

    ResponderExcluir
  7. Oie querida,

    Eu já tentei, fiquei 3 meses mas não consegui resistir quando a minha mãe fez uma prato com carne que parecia estar delicioso. Eu acho legal, mas tem que cuidar mesmo, tem vitaminas que só a carne tem.

    Beijos,

    ogatoquepesca.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Catarine! Primeira vez que passo aqui no seu blog e gostei do seu post sobre vegetarianismo. Eu não sou vegetariana, mas conheço pessoas que são ou por ideologia ou pela saúde mesmo.
    Gostei do seu blog, eu tb tenho um. É o http://memoriasdaaline.blospot.com
    Beijos e bom final de semana

    ResponderExcluir
  9. não gosto de nenhum tipo de radialismo
    acho que quando a gente deixa de comer algo
    começa a faltar vitaminas no organismo e quem paga pelas atitudes da cabeça é o corpo. fomos feitos pra comer carne na cadeia alimentar, então precisamos de proteína.
    mas cada cabeça uma sentença RESPEITO!

    ResponderExcluir
  10. hahaha adorei essa foto do sorvete!
    Eu adoraria ser vegetariana mas para ser vegetariano tem que ter uma boa vontade que eu ainda nao tenho!!!

    Bsos
    Ingrid Kali

    ResponderExcluir
  11. Olha, continuo postando cinco poemas diarios em meu blog, http://lenjob.blogspot.com, mas vim apresentar o meu castelo, http://castelodopoeta.blogspot.com, que é interativo, com poemas de outros poetas, videos, curtas, entrevistas, exposições e etc..., sempre de arte, fotografia, moda e esportes alternativos e queria sua visita lá. Aguardo!
    Atenciosamente,

    João Lenjob

    Coisa Alegre
    João Lenjob

    Do olhar que já passou
    E ficou como lembrança
    Talvez como um dever
    Coisa alegre de criança
    Está presente na nostalgia
    Algo firme de viver
    Estando forte como ordem
    Prazer pra não esquecer
    Sendo soberano e pleno
    Calmo e tão serenamente
    Amor olhado hei de jurar.

    ResponderExcluir
  12. Olá, vim aqui conhecer o seu cantinho..gostei muito...meus parabéns!Te convido a conhecer o meu e ser minha seguidora...www.docecabanna.blogspot.com e www.cabannabreshopping.blogspot.com. vendo vestidos importados e maquiagens...de deixar qq mulher doidinha, uahuahauha.. Sem falar que, é um cantinho para expor nossas idéias, dasr sugestões...Gostaria que fizesse parte disso.
    Aguardo vc.
    Um beijo grande, do docecabanna!!!!

    SAÚDE PAZ E MUITO SUCESSO!!!

    ResponderExcluir
  13. Eu gosto tanto de carne quanto vegetais. Adoro grão-de-bico e trigo sarraceno. Acho que tudo que é exagerado faz mal, pois precisamos de proteina (presente nas carnes) assim como necessitamos de fibra (presente em frutas/vegetais).
    Bom domingo.
    Bjo.

    ResponderExcluir

Bom, meninas agora é a hora de comentar, criticar, colaborar com o post ou o blog. Então, está aberto, comentem!



Bejinhus