quarta-feira, 30 de junho de 2010

Ecobags

Que as Ecobags são lindas, nós já sabemos - mas por que ainda há resistência em seu uso?

Todos sabem que as sacolinhas plásticas são ecologicamente incorretas, pois levam mais de 100 anos pra se desfazer – assim, nasceu as Ecobags, sacolas de pano, algodão, etc... que quando retornadas à natureza se decomponham mais rápido, sem deixar rastros e poluição.

A onda verdadeiramente começou com Anya, estilista inglesa, que criou a primeira Ecobag fashion. A “I’m not a plastic bag” e conquistou celebridades e virou item de moda.

Empresas transformaram essa idéia ambientalista em “modinha”, é isso mesmo MODINHA, alguns usam e dizem ser ecologicamente corretos, mas que para mim, ás vezes não passam de “Ah, eu fiz minha parte” e outros simplesmente não aceitam porque não é assim que se faz a mudança no mundo!

As Ecobags têm conquistado as mulheres pelo país e homens também (um deles é meu pai, geógrafo e ambientalista José A. I. Sturza)! Em Congressos o que mais tem são Ecobags com o material de divulgação, ah aqueles kits... eu mesma tenho quatro destas! Nos supermercados também (de várias redes, aqui em MS, variam de R$ 5,00 à R$ 15,00)!

Aqui em Campo Grande, sábado passado teve um “Dia 100 Sacola”, idéia mto legal, onde cada pessoa levava 20 sacolinhas amarradas uma nas outras e trocava por uma Ecobag. E assim se espalhem no país essas idéias sustentáveis!
Para alguns estilistas essas bolsas passaram a ser descoladas e aí começaram os diferentes modelos e cores, designs, entre outras coisas.

Marcas de EcoBags

A linha “Eu não sou de Plástico” foi inventada em novembro de 2007 por Miriam Tolpolar e Fernanda Soares (http://www.miriamtolpolar.com/plastico.htm ) que lançaram no Studio Clio, uma linha de eco bolsas ou sacolas retornáveis. As bolsas são confeccionadas artesanalmente, em puro algodão e assinada pelas artistas, que inserem imagens serigrafadas a partir de suas produções em gravura. Olhem:




Olhem a Eco bag Giacini:


A Hering também lançou uma Ecobag, com base em algodão cru.

Há outras marcas e modelos também:






Mas, ainda tem a desejar essas sacolas retornáveis, apesar de ser uma alternativa as sacolas de plástico. Então por que usar ou não usar? Quais as vantagens e desvantagens:

Por que usar?

1° São lindas, estilosas e sustentáveis! É modinha!

2° Atende a demanda de consumo consciente, uma nova tendência (que “não sei” se veio p/ ficar);

3° São mais resistentes que as de plástico, além de recicláveis;


E por que alguns ainda não usam?

1° E mais importante, não atendi a verdadeira lógica para qual foram criadas, é uma alternativa, assim, mereciam ser baratas;

2° Ainda utilizamos as sacolinhas do supermercado para o lixo domiciliar;

3° Falta consciência, educação ambiental? Não sei...


ALGUNS DADOS SOBRE SACOLAS PLÁSTICAS

- 90% das sacolas plásticas acabam no lixo, não sendo recicladas. No Brasil, são produzidos 210.000.000 de Kg anuais de plástico filme, o que já representa 9,7% de todo lixo do país. Abandonados em aterros, esses sacos plásticos impedem a passagem da água, retardando a decomposição dos materiais biodegradáveis e dificultando a compactação dos detritos.

- o tempo estimado para a decomposição do plástico na natureza é superior a 100 anos, e seu potencial de danos ao meio ambiente é enorme.




"Se queremos progredir, não devemos repetir a história, mas fazer uma história nova."

(Mahatma Gandhi)


Agora, tirem suas próprias conclusões a respeito das Ecobags.

Bjinhus


7 comentários:

  1. Olá, eu tenho uma da feira e uma do Carrefour de Paris, hehe, eu amo essa... Além de linda é prática e eles cobram baratinho. Beijos*

    ResponderExcluir
  2. Eu uso as bem comuns do Walmart (Big para quem é do sul) quando vou fazer feira, grandes, não tem que se preocupar em cuidar porque são bem resistentes.
    Tenho outra gigante da loja FNAC, acho que a bolsa é maior que eu, hahaha, adoro também.
    Bjo.

    ResponderExcluir
  3. Oii super legal este post,usar as ecobags é um jeito de ajudar o nosso meio ambiente e de estar na moda também!!! dois coelhos numa cajadada só!!!rss
    Se não comerçarmos a cuidar do nosso planeta com pequenas atitudes até chegar nas grandes atitudes, nunca conseguiremos mudar para melhor o nosso mundo!!!
    beijão lindona
    sermulhereomaximo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Nossa, muito bom o post mesmo! Adorei!
    Eu tenho uma da Wonderbra que um amigo trouxe da Itália e amooo, mas acredita que aqui as pessoas me olham de cara feia quando uso?

    Já viu as da marca australiana Bagladies? Super criativas, com estampas tipo "Louis who?", "my other bags are Prada". Super quero uma!

    beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Olá amiga

    Estou com saudades suas. É difícil responder aos comentários pois recebemos visitas todos os dias e saímos para passear também. A viagem está uma delícia e viver uma vida americana, mais ainda.
    Adorei sua visita, obrigada.

    Bjo

    ResponderExcluir
  6. Ótimo post!Além de ecologicamente corretas, muitas são bonitas e todas são muito práticas, agilizando nossas compras na hora de embalar os produtos e facilitando nossa vida ao chegar em casa, após as compras.
    Tb fiz um post no meu blog mostrando a minha (http://meuestiloeassim.blogspot.com/2009/08/ecobags.html), super estilosa.
    Bj pra vc!

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito!!!Das eco bags...Um luxo!
    A da bicicletinha, então.....Adorei!

    ResponderExcluir

Bom, meninas agora é a hora de comentar, criticar, colaborar com o post ou o blog. Então, está aberto, comentem!



Bejinhus